Tuesday, June 3, 2014

Como fazer vinhos - Preparação do Solo para cultivo de parreiras

Preparação do Solo para cultivo de parreiras



No laboratório toda a composição química do solo será esmiuçada. Suas riquezas e deficiências orgânicas e inorgânicas, bem como sua textura. 



A partir das constatações em laboratório pode-se iniciar a preparação do solo, propriamente dita, acrescentando o adubo, o calcário e a matéria orgânica necessária. Mas esse acréscimo só irá ocorrer após a aragem, a gradeação e a abertura das covas.

Necessariamente o solo deverá ser arado e gradeado.
A aração visa homogeneizar o solo, eliminar os pequenos declives e revolvê-lo a fim de deixá-lo mais permeável.
A gradeação, por sua vez, tem como finalidade eliminar os torrões, ou seja, os blocos compactos de terra que prejudicam a drenagem e deixam a superfície heterogênea. Executadas estas práticas parte-se para a abertura dos espaços onde as mudas serão depositadas.

Abertura do solo.
O solo pode ser aberto de três formas. Na forma de valetas, de covas, ou através de um processo chamado surriba.

- As valetas são trincheiras contínuas que medem em média 80cm de largura por 60cm de profundidade. Geralmente são  abertas em solos mais compactos e dependendo do caso são utilizadas retroescavadeiras.

- As covas são cavidades isoladas, abertas uma a uma. O tamanho ideal é 60cm de largura por 60cm de comprimento por 60cm  de profundidade.

- A surriba é uma aração profunda. Consiste no removimento de todo o terreno com o auxílio de máquinas.
Depois de aberto o solo novos cuidados devem ser tomados, principalmente nas duas primeiras formas (cova e valeta).

Deve-se remover a terra retirada e misturar a da superfície com a do subsolo. Tratam-se de terras diferentes.

A terra do solo é mais rica em material orgânico. É ela que interessa à planta. Por isso é importante que ela se distribua em torno da raiz. A única forma de se fazer isso é através da mistura. Sem ela a terra da superfície vai parar nos pontos mais fundos das covas e das valetas.

O solo ideal para as videiras tem textura média, ou seja, é formado por uma mistura de areia (partículas grossas) e argila (partículas finas).


Fonte: http://como-fazer-vinho.f1cf.com.br/

No comments:

Post a Comment