O exame visual é o primeiro da série, e nele vamos avaliar os seguintes critérios:
Limpidez e transparência - Considera-se um vinho límpido quando não apresenta partículas em suspensão que o turvem. Para tanto, deve-se levar a taça à altura dos olhos e observá-la contra uma fonte luminosa.
Deve-se ter o cuidado de não confundir o vinho turvo com o vinho com depósito (geralmente o vinho mais velho), que não tenha sido submetido ao processo de filtragem. Para tanto, deve-se colocar a garrafa de pé, em lugar fresco, por algumas horas, de tal forma que os sedimentos não filtrados se depositem no fundo da garrafa.Procede-se então à decantação do vinho, quando será apreciado e julgado de forma correta. Já a turbidez é um defeito e denota falta de sanidade do produto.
Para se julgar a transparência, a taça deve ser inclinada diante de uma superfície branca. Ele será julgado transparente se algum objeto ou escrita colocado contra esse fundo puder ser percebido com nitidez.
Intensidade - A intensidade da cor é decorrente da presença de matéria corante encontrada na película da uva. A polpa da uva, em alguns casos, também contribui para realçar a intensidade, que deve ser considerada uma qualidade do vinho. Cada casta de uva tem o seu padrão de intensidade de cor, e o vinho em questão deve ser apreciado segundo esse critério. De modo geral, reflexos dourados em vinhos brancos e atijolados em tintos devem ser entendidos com sinais de oxidação.
Nuance - Nesse ponto, coloca-se em questão o grau de envelhecimento do vinho. Nos vinhos tintos, quando observados com a taça inclinada sobre o fundo branco, a cor nitidamente púrpura denota um vinho novo, juvenil. Já a nuance alaranjada ou castanha nas bordas do vinho indicam envelhecimento.
Nos brancos, a cores mais pálidas e vivazes apontam para vinhos marcados pelo frescor, juventude, feitos a partir de uvas colhidas pouco antes de sua maturação plena. A cor dourada está associada aos vinhos feitos com uvas de colheita mais tardia, além dos vinhos licorosos ou doces.
Lágrimas - Para que julguemos as lágrimas de um vinho devemos imprimir movimentos circulares à taça, de modo a que haja uma aderência do líquido nas paredes da mesma. O vinho, então, escorrerá em forma de lágrimas pelas paredes da taça. Quanto mais "preguiçosas" forem as lágrimas, maior o teor alcoólico e o corpo do vinho. O contrário, a maior fluidez, indicará um vinho mais leve e magro. O fenômeno se explica pela maior tensão superficial do álcool em relação à água. Os portugueses chamam as lágrimas de pernas.
Efervescência - Provocada pelo anidro carbônico dissolvido no vinho, é um dos atributos mais importantes na avaliação do Champagne e outros espumantes.A quantidade das bolinhas (pérlage), seu tamanho e sua persistência devem ser apreciados. Quanto mais numerosas, menores e mais persistentes as bolinhas, melhor o espumante. Alguns vinhos brancos tranqüilos (não espumantes) podem apresentar uma certa efervescência. No caso, não se trata de defeito, mas uma indicação de que havia ainda algum açúcar no vinho quando foi engarrafado, tendo havido fermentação na garrafa quando de seu contato com leveduras.
EXAME VISUAL (COR) | ||
Vinho | Variação | Descrição |
| Incolor | Com pouca ou nenhuma cor, similar à água |
| Verdoso | Amarelo-claro com reflexos verdes |
| Palha | Amarelo-claro com reflexos palha |
Branco | Amarelo | Amarelo definido, sem reflexos |
| Amarelo-ouro | Amarelo mais intenso |
| Âmbar | Amarelo-escuro, similar ao âmbar |
| Pardo | Amarelo-escuro, com reflexos marrons |
| Claro | Incolor, com reflexos rosa ou violeta |
Rosado | Rosa-claro | Similar à flor em tonalidade mais clara |
| Laranja | Similar à fruta, mais intenso que o anterior |
| Púrpura | Característica de vinho jovem |
| Violáceo | Vermelho tendente ao violeta |
Tinto | Retinto | Púrpura ou violáceo mais escuro |
| Rubi | Semelhante à pedra |
| Romã | Similar à fruta. Mais amadurecido |
| Alaranjado | Muito amadurecido |
EXAME VISUAL (TRANSPARÊNCIA) | |
Tipo | Descrição |
Brilhante | Ótima transparência, com a superfície refletindo muita luz |
Límpido | Boa transparência, com a superfície refletindo pouca luz |
Velado | Transparência regular, sem brilho na superfície |
Opaco | Leve turbidez |
Turvo | Grande turbidez |
No comments:
Post a Comment