Thursday, June 12, 2014

Mudanças recentes no consumo de vinho

Mudanças recentes no consumo de vinho
Principais mudanças ocorridas nas últimas décadas nos vinhos:
- Diminuição do consumo global - Bebe-se menos vinho hoje, devido à queda do consumo do vinho comum de garrafão, de qualidade inferior, que era consumido pelo homem comum no dia-a-dia de seu trabalho, antes do advento dos fast foods, quando o ritmo de vida era menos intenso.
- Aumento do consumo de vinhos de qualidade média para cima - Os vinhos de melhor qualidade ganharam espaço, e estão presentes quando as pessoas bebem em suas casas ou , de forma descontraída, nos restaurantes. Tornou-se um hábito de sofisticação que chegou às classes médias, não estando mais restrito às elites.
- A quantidade cedeu lugar à qualidade
- Globalização do paladar - Não podemos negar que bebemos hoje muito melhor do que nossos pais, mas perdeu-se um pouco do romantismo dos vinhos produzidos com uvas regionais, de grande tradição nas regiões produtoras. Devido à sua melhor qualidade, algumas cepas (geralmente francesas) ganharam muito espaço, sendo assimiladas por outras regiões. Podemos citar a Cabernet Sauvignon, a Merlot, a Syrah, a Chardonnay, a Sauvignon Blanc, etc. Ganhamos em qualidade em detrimento de uma certa padronização do paladar.
- Características do novo estilo - Os vinhos produzidos atualmente tendem a ser mais límpidos, mais frutados e menos tânicos, feitos para serem consumidos ainda jovens. Vale também para os brancos hoje muito mais leves e frutados.
Para atender esse novo mercado os países do chamado Novo Mundo (Austrália, Nova Zelândia, Chile, Argentina, EUA - Califórnia, etc) conseguiram se adaptar de forma mais rápida, e têm ganho muito espaço junto aos consumidores.


No comments:

Post a Comment